terça-feira, 20 de março de 2012

Assim joga o Inter


O movimento Convergência Colorada promoveu em parceria com a escola Perestroika uma palestra com Eduardo Cecconi, analista tático autor do blog Análises Táticas e professor do curso Kick Off: futebol + jornalismo esportivo + business da escola criativa. Realizada no auditório da sede da Perestroika, a apresentação intitulada "Assim Joga o Inter" apresentou as formações vitoriosas do Inter e as opções táticas do time para 2012.

Mais de 60 colorados entre integrantes do Convergência e interessados em análise tática participaram do evento que aconteceu de forma descontraída e participativa, seguindo o estilo das aulas do curso Kick Off. Num primeiro momento, Cecconi fez uma breve introdução sobre a evolução tática do futebol. Em seguida, passou ao assunto da noite: a análise das formações táticas e movimentos de jogo de diversos times do Inter vencedores - 1975, 1976, 1979 e de 2005 a 2010. Para o time atual de Dorival Jr., a palestra teve um capítulo a parte.


Ao comparar todas as formações, Cecconi reconhece uma "aura" tática nos times do Inter vencedores, com um padrão ofensivo, propondo o jogo, explorando bastante as laterais e atacantes de habilidade que partem para a vitória pessoal frente a seus marcadores. Na sua opinião, os clubes de futebol deveriam estabelecer um padrão de jogo, no qual as categorias de base se espelhem e seja parâmetro para contratações de profissionais, desde técnicos a atletas.