terça-feira, 14 de agosto de 2012

Cláudio Duarte palestra para colorados de Bento Gonçalves


Cláudio Roberto Pires Duarte, ex-atleta, treinador e coordenador técnico do Internacional, falou a aproximadamente 50 pessoas em evento promovido pelo Convergência Colorada e ConfraInter, na noite desta sexta-feira, 10 de agosto, em Bento Gonçalves. O evento serviu para arrecadação de alimento não-perecível a ser doado para APAE de Bento Gonçalves.

   
Assim como já havia feito em palestra em Porto Alegre em 2011, "Claudião" contou com muito bom humor histórias do tempo em que trabalhou em diferentes clubes, mostrou de forma criativa a importância de saber o método para o sucesso e, acima de tudo, abordou com profundidade e senso de humor questões cruciais para a boa organização de um departamento de futebol. Da origem do esporte a evolução dos esquemas táticos, Cláudio Duarte ressalta a partir disso a importância do planejamento estratégico no futebol. Segundo o palestrante, a diretoria precisa delimitar as tarefas de cada funcionário no principal departamento do Clube, o Futebol, com rigor para que tudo funcione e as metas possam ser cobradas.

CLÁUDIO DUARTE
Cláudio Roberto Pires Duarte, mais conhecido como Cláudio Duarte ou simplesmente Claudião, foi lateral-direito do Inter entre 1971 e 1977, conquistando seis títulos gaúchos e sendo bicampeão brasileiro. Durante sua carreira como jogador, atuou apenas com a camiseta colorada. Carreira que foi abreviada em função de lesões, parando de jogar aos 26 anos. A partir de 1978, passou a atuar como treinador (o mais jovem que o Inter já teve), tendo cinco passagens pelo Beira-Rio.

O treinador Cláudio Duarte foi campeão gaúcho em 1978, da Copa do Governador do RS, campeão da Copa Estado do RS e terceiro colocado no brasileiro de 78. Na passagem entre 1981 e 82, foi campeão gaúcho novamente, assim como em 1991 e 1994. No Inter, foi ainda supervisor técnico, no ano de 1979 da conquista do tricampeonato brasileiro invicto e, em 2003, foi Diretor Técnico do time campeão gaúcho. Também já atuou como comentarista esportivo na televisão. Nascido em 1951, em São Jerônimo, na Região Carbonífera do Estado, Claudião teve recentemente uma experiência incomum ao assumir como técnico Brasil de Pelotas no Gauchão após o trágico acidente de ônibus que a equipe sofreu, o qual treinou sem receber salários.