sexta-feira, 26 de agosto de 2016

Novo Estatuto, novo modelo de gestão

Ontem, 26/08/16, foi finalmente registrado o novo estatuto do Internacional aprovado em Assembleia Geral de Sócios em 21/05/16. Com o novo Estatuto, que é a principal norma interna do Clube, foram conquistados e institucionalizados diversos avanços como auditoria independente, Portal da Transparência e a criação do Conselho de Gestão.

O Conselho de Gestão será o órgão composto pelo Presidente e mais 4 Conselheiros - sendo dois deles, vice e segundo vice presidentes, para casos de ausência ou substituição do Presidente. As decisões do Conselho serão tomadas de forma colegiada e sob responsabilidade de todos os integrantes.

Serão atribuições desse Conselho de Gestão itens como:

  • a orientação geral dos negócios do Clube;
  • aprovar diretrizes para as estratégias de gestão de futebol, comercial, financeira, negócios estratégicos e recursos humanos;
  • fiscalizar o cumprimento do orçamento;
  • decidir o posicionamento do Clube nas eleições dos órgãos em que for afiliado (federações), mediante justificativa da posição adotada em ata e, posteriormente, remetida à Presidência do Conselho Deliberativo para informação aos demais Conselheiros do Clube.

Outro item de relevância será a atribuição de "nomear Comitês de Assessoramento para auxiliar e orientar deliberações relevantes ao Clube". Nesses comitês, tal como ocorre nas grandes empresas, diversos conselheiros poderão colaborar com as decisões estratégicas do Clube, dentro de seus conhecimentos técnicos.

Trata-se de uma bandeira histórica do Convergência Colorada que desde 2010, ano da criação do grupo, vem defendendo o fim do modelo Presidencialista, através de um Conselho de Administração. Nesta última reforma estatutária fomos proponentes da criação desse órgão fundamental para o futuro do Clube.

Muitos avanços seguem sendo necessários para a sustentabilidade, credibilidade e perenidade do Internacional, entretanto acreditamos que a boa política é aquela que pensa e constrói o futuro com boas ideias e projetos para o nosso Clube.

Parabenizamos e agradecemos a todos os conselheiros e associados que, assim como nós, engajaram-se em mais esse grande projeto.

Íntegra do novo estatuto aqui


Da esq. para dir.: Vitor Saydelles, relator da comissão do novo estatuto; Mário Sérgio Martins, Presidente do Conselho Deliberativo; Giovani Gazen, Vice-Presidente Jurídico e 
Sandro Farias, da Controladoria e Transparência.